Na última quinta-feira, dia 11 de fevereiro de 2021, a Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, iniciou seus trabalhos para a próxima legislatura.

por Administração publicado 12/02/2021 13h49, última modificação 26/07/2021 12h34

A reunião foi convocada e gerida pelo presidente da Comissão, vereador Marciel Gonçalves de Jesus Nascimento. O primeiro encontro introdutório contou com a presença de integrantes do Conselho Municipal de Saúde, como o Sr. Vanderlei Campos e a Sra. Ângela e de membros da sociedade civil organizada, como a Sra. Katia Macillo, o Sr. Claudio Velloso, a Sra. Therezinha dos Santos, o Sr. Cláudio Falcão, dentre outros, e se discutiu, em geral, a situação atual do município, as medidas iniciais e diretrizes que podem ser adotadas para uma regular atuação do Poder Legislativo nas suas funções precípuas de legislar e fiscalizar os atos do Poder Executivo.

Foram vários os temas e demandas abordados para que haja uma prestação de saúde mais célere e adequada aos munícipes, em especial no que se refere à transparência da vacinação do coronavírus no Município, além de diversos outros temas essenciais que terão cada vez mais e mais relevância no campo da saúde, não só de maneira repressiva – como no combate ao coronavírus –, mas também com a prática de uma saúde preventiva.

A primeira reunião foi bastante produtiva e o que se espera é a participação mais ampla possível – respeitando-se, por evidente as regras sanitárias estabelecidas quanto ao uso de máscaras em tempo integral e de álcool em geral, diante do coronavírus –, tendo havido ainda a informação pelo Presidente da Comissão de Saúde, vereador Marciel, de que as reuniões serão realizadas continuamente para que haja uma Administração Pública gerencial e participativa, colhendo as demandas dos munícipes para a atuação no campo da saúde a fim de promover e solicitar melhorias junto ao Poder Executivo sem contar a necessidade de fiscalização mais efetiva dos atos praticados, consagrando maior eficiência à Administração Pública.

Ao final desta 1ª reunião, se concluiu com a apresentação e discussão de vários temas importantíssimos para a saúde local e a adoção de medidas de curto, médio e longo prazo a serem implementadas na área da saúde, sendo a participação da população essencial para tanto.

As reuniões da Comissão acontecerão regularmente e qualquer demanda pode ser enviada, de início, ao e-mail do vereador Presidente, Marciel: marciel@riodasostras.rj.leg.br.

Por derradeiro, todas as atas de reuniões serão disponibilizadas em Portal de Transparência e que haverá sempre a possibilidade de ampla participação popular, seja presencialmente e respeitando os atos normativos sanitários impostos em decorrência da pandemia do coronavírus ou de forma virtual a princípio através do e-mail citado – até que haja a criação de um contato direto por whatsapp e outros meios eletrônicos destinados exclusivamente ao envio de solicitações, sugestões e reclamações dos cidadãos de Rio das Ostras, consagrando a integração entre os poderes da administração e a sociedade civil como um todo, atingindo, com isso, a maior transparência possível e a eficácia dos atos praticados, em especial com os vereadores que compõem a Comissão de Saúde especificamente Marciel (Presidente), Rodrigo (Relator) e Leonardo de Paula Tavares (Membro), que se pretendem se fazer presentes nas demais reuniões como nesta primeira Presidida pelo vereador Marciel Gonçalves e com a presença do vereador Leonardo de Paula.

Rio das Ostras, 12 de fevereiro de 2021.