Cartilhas do Papel do Vereador

por Administração publicado 25/08/2020 21h45, última modificação 26/07/2021 12h35

“A política é todo o esforço sistemático, desempenhado em qualquer lugar do campo social, para estimular outros homens e efetuar algum plano estabelecido por quem o estimulou, cujos fins edifica, consolida e conserva agregados de pessoas.”
(Bertrand de Jouvenel, em a “Pura teoria da política” - 1960)

Quem, alguma vez, não se deparou com esta pergunta:Fui eleito vereador, e agora o que terei que fazer?A indagação procede por causa do desconhecimento das atribuições que um vereador deve enfrentar na Câmara Municipal. Se houver o devido interesse, o vereador conseguirá dar uma resposta à altura que necessitam seus eleitores ao confiarem seus votos nas urnas e desejam que seu representante possa realizar as atividades legislativas de maneira digna e ética para o seu mandato. A função do vereador não é só a de legislar. Há muito mais para fazer pelo mandato. Fiscalizar, julgar e administrar também fazem parte da vida do vereador. A Câmara Municipal deve funcionar para preparar o futuro do município. O que se espera é que o município cuide de si, no combate ao abandono dos espaços públicos, na conclusão de obras suspensas e no fomento de investimentos em políticas públicas em saúde, educação, segurança, mobilidade urbana. Deve-se pensar o município como amigável na criação de oportunidades, sustentável, competitivo, inovador.

Márcio Coimbra

Diretor-Executivo do Instituto Legislativo Brasileiro

Para baixar a Cartilha: "Cartilha Vereador", Clique aqui.

Para baixar a Cartilha: "Vereador e a Fiscalização dos Recursos Públicos Municipais", Clique Aqui.

Para baixar a Cartilha: "O Papel do Vereador", Clique aqui.